AJUDE ESSA OBRA


Texto teatral para 19-7-2020 m- O joio e o trigo



O JOIO E O TRIGO
16o Domingo do Tempo Comum – Ano A
Mateus 13, 24-43
de Emílio Carlos

Livro TEATRO NA MISSA DAS CRIANÇAS E NA CATEQUESE – Ano A
Com textos teatrais para todos os domingos do Ano e festas.
Livro digital e livro impresso.
Entre na Lojinha Criança Católica:


NARRADOR – Oi! Tudo bem com vocês? Quem quer ouvir uma história? Quem quer ouvir uma história levante a mão! Levante a mão bem alto! Muito bem!
Então hoje eu vou contar uma história que Jesus contou. Eu vou contar uma parábola chamada “O joio e o trigo” pra vocês.
Todos preparados? Posso começar? Então todo mundo prestando atenção, hein? Vamos lá!

(entra Jesus, o semeador, com um saco de sementes na mão. A história também pode ser contada usando desenhos em cartazes).

NARRADOR – Era uma vez um semeador que semeou trigo no campo. Semeou, semeou, e depois foi embora.

(sai Jesus. Entra o mal).

NARRADOR – Mas à noite veio o mal e semeou sementes ruins, de joio. O mal queria estragar a plantação de Jesus. Por isso ele ria enquanto semeava. Quando terminou, o mal foi embora.

(o mal sai)

NARRADOR – Que coisa feia, hein? Veio aqui estragar a plantação? Isso não se faz! Bem: o trigo começou a crescer. E no meio do trigo também cresceu o joio.

(entram 2 pessoas que colocam as plantas já meio crescidas. Sugestão: desenho em cartolina colocado em placa de isopor e com base de isopor para ficar em pé. Algumas placas serão suficientes. É importante que as plantas do joio e do trigo possam ser separadas no final. Para isso elas podem estar espetadas com palitos na base de isopor que fica no chão).

NARRADOR – Ih, olhem só: esse é o trigo! E esse é o joio que o mal semeou. Está tudo misturado. Não dá pra separar. E agora?

(entra Jesus).

NARRADOR – (à Jesus) Devemos tirar o joio?

JESUS – Não. Pode acontecer que ao retirar o joio você arranque o trigo junto.

NARRADOR – E agora? O que faremos?

JESUS – Deixe o joio e o trigo crescerem. Na hora da colheita resolveremos isso. (sai)

NARRADOR – É, Jesus tem razão. É melhor esperar. E assim o tempo passou e passou. O joio e o trigo cresceram até que chegou o momento da colheita.

(Música. 2 anjos entram e fazem a colheita, e depois separam o joio do trigo).

NARRADOR – Olhem: os anjos estão separando o joio do trigo. Estão separando as plantas do mal de um lado e as plantas de Jesus do outro lado.

ANJO 1 – Vamos jogar o joio no fogo.

ANJO 2 – E vamos guardar o trigo.

(saem)NARRADOR – Assim também acontecerá com a gente. Quem é mal será separado de quem é bom. Quem fizer o mal não vai pro céu – vai lá pra baixo... (aponta para baixo). Mas quem fizer o bem irá para o céu, juntinho de Jesus. Quem quer ir pro céu levante a mão! Levante a mão mais alto! Mais alto! Muito bem! Então vamos ser bons – assim Jesus nos levará para o céu. Um viva pra
Jesus! Viva Jesus!

F i m

Comentários